18/09/2013 às 08h13
CIDADANIA ORGANIZACIONAL

 Por Pedro Paulo Galindo Morales

Cidadão pode ser definido como sendo um indivíduo que convive em sociedade, respeitando o próximo, cumprindo com suas obrigações e gozando de seus direitos. Todo cidadão tem um conjunto de direitos e deveres que está sujeito em relação à sociedade em que vive. O conceito de cidadania sempre esteve fortemente "ligado" à noção de direitos, especialmente os direitos políticos.
Uma das maiores preocupações de um gerente é a satisfação de seus colaboradores, pois se eles não estiverem satisfeitos podem ocorrer problemas como: baixa produtividade e poucas habilidades no atendimento de clientes. Além disso, o colaborador também faltará mais ao trabalho e a rotatividade de pessoal da empresa será muito grande. Quando o colaborador não se sente satisfeito no seu cargo dentro da empresa ele passa a ser vitima também do estresse e, consequentemente, terá menor satisfação de vida.

     Quando o colaborador se sente satisfeito em seu cargo surge o que podemos chamar de Comportamento Organizacional de Cidadania (COC) que desperta sentimentos como conscientização, altruísmo (quando as ações de um indivíduo beneficiam outros), virtude cívica, cortesia e esportividade (bom humor). Um bom cidadão organizacional tem um comportamento como o de uma pessoa que ajuda quando seu colega está com problema com o computador, mesmo que este se encontre fora de sua equipe ou departamento ou quando simplesmente se interessa em ajudar um cliente que pede uma informação por telefone ou se preocupa com a segurança de seus colegas.

     Um estudo realizado na China em 11 empresas revelou que colaboradores que tiveram uma baixa pontuação no Comportamento Organizacional foram os que mais estavam propensos a abandonar o emprego, em relação àqueles que foram mais bem avaliados neste tipo de comportamento. Segundo Neuman e Kickul (apud, DuBrin, Andrew J, 2002) as empresas procuram cada vez mais pessoas com Comportamento Organizacional de Cidadania para enfrentar a competitividade global e a necessidade de inovação contínua. Para Arménio Rego, o bom cidadão organizacional tem ações espontâneas, aquelas que não são obrigatórias e nem recompensadas e contribuem para que as organizações atinjam a sua eficácia organizacional.
As empresas devem encontrar meios de promover a satisfação dos colaboradores como meio de reter talentos e busca de um bom ambiente organizacional. Entre as atitudes que podem promover a cidadania organizacional estão o estilo da liderança exercida pela organização, onde o sucesso na relação deve se ao respeito mútuo e à confiança entre líder e liderado, à maneira de tratar os colaboradores. Deve-se observar, ainda, se existe justiça em relação à carga de trabalho, ao nível de salário, ao bônus e ao horário de trabalho além de encontrar meios para encorajar os trabalhadores a participarem ativamente da execução do Plano Estratégico da Empresa.

 

     Quando o colaborador da empresa esta satisfeito com seu trabalho ele se torna mais colaborativo e bem humorado, surgindo o cidadão organizacional que traz para a empresa a inovação e um bom clima, ingredientes indispensáveis para a sustentabilidade e competitividade das organizações.


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