05/09/2013 às 08h34
QUEM É O MORDOMO DE SUA VIDA?

 Por Leonardo Siqueira Borges

Na minha última palestra sobre "atitudes do gerenciamento ativo" em um jantar para empresários, foi falado com muita propriedade sobre o assunto mordomia. Achei o tema interessante e que caberia um artigo sobre o assunto. Pesquisando na internet o significado da palavra mordomo, encontrei: "aquele que se preocupa e cuida dos bens e pertences de alguém". Essa analogia tem tudo a ver com nossa vida e cabe a reflexão, quem é o mordomo da sua vida? Quem se preocupa com os seus bens e pertences? Você sabe por que nasceu, o que pode fazer ou para onde está indo? Existem duas respostas para isso. A primeira é você saber e ter suas metas traçadas - o que é um excelente sinal. Ou a segunda resposta é deixar seu destino à deriva, sem rumo, nem direção e sem meta, viver somente na zona de conforto. Esse limite, meu caro leitor, é você mesmo quem decide. E isso que você quer para sua vida?

    Por que estou aqui? - Você já se fez essa pergunta? Porque nascemos e vivemos nossas vidas. Pode ter certeza de que todos nós temos objetivos nessa vida e um propósito. A questão é que muitas vezes as pessoas não conseguem descobrir quais são eles ou nunca pensaram a respeito. Tire um tempo para refletir sobre isso e você verá como esse exercício o fará bem e abrirá pensamentos que, muitas vezes, ficam parados em nossas próprias mentes. O que eu posso fazer? - Cada pessoa tem em si uma enorme força desconhecida, pois podemos fazer muito mais do que imaginamos. Podemos ser muito mais do que esperamos, já que o nosso limite é dado por nós mesmos e muitas vezes desistimos por não ter a persistência e paciência. Governe o seu domínio pessoal, tenha certeza que cada um tem potencial para aprender e aplicar seus conhecimentos acima de suas reais expectativas. Lembre-se de sempre utilizar essa força para fazer o "bem", pois tudo o que plantamos no futuro, um dia iremos colher os frutos.

    Para onde estou indo? - Gosto muito de uma frase que diz "para quem não sabe para onde quer ir, qualquer lugar está bom". Temos que pensar o que queremos? Precisamos criar metas para nossa vida pessoal e profissional, uma vez que ela existe e que necessitaremos traçar ações para conseguir alcançar nossos objetivos. Isso nos tira da zona de conforto e quando vamos para a zona de aprendizado, crescemos como indivíduos tanto nosso lado técnico como no campo comportamental, pessoal ou profissional.
Lembre-se de que sempre que você é o mordomo de sua vida, o limite de cada pessoa é definido individualmente. O pensamento é uma ferramenta poderosa e o limite potencial é criado dentro de nossas cabeças. Não deixe sua vida à deriva, tome as rédeas dela e trace seus planos, ponha metas em sua trajetória e vá à busca de seus objetivos e da sua felicidade. Sabe por que as pessoas são vencedoras? Porque descobriram seus propósitos de vida, ou seja, sabem o que fazem de melhor e quando se descobrem essa essência não há mais limites, pois o limite é uma fronteira criada pela nossa mente.


Voltar