15/07/2013 às 08h33
GRANDES PROBLEMAS, ENORMES RECOMPENSAS

 Por Evaldo Costa

Poucas coisas são verdadeiramente previsíveis. Uma delas é que durante a nossa trajetória pela vida enfrentaremos dificuldades. Há inúmeras situações como, por exemplo: recessões, desemprego, inadimplência, crédito negado, conflitos familiares, desentendimento com superiores ou colegas de trabalho, reclamações de clientes, fechamento da empresa, doença etc. Diante desses fatos, a maioria das pessoas tende a enxergá-los unicamente como contratempos, obstáculos e nada mais. No entanto, aquele que aprende a ver tudo isso como desafios e oportunidades, em vez de obstáculos e problemas, terão muito mais chances de sair por cima. Isso a maioria sabe, mas quando esses fatos surgem, poucos estão de fato preparados para agir natural e adequadamente.

    Aqueles que não estão bem preparados para lidar com os problemas, os veem apenas como dificuldades. Já os mais experientes, diante da mesma situação, percebem o momento critico, mas conseguem enxergar oportunidades, também. O fato é que as pessoas de sucesso conseguem ver todas as situações, até mesmo os problemas e as reclamações como oportunidades, enquanto os demais enxergam apenas dificuldades. Por exemplo, diante da reclamação do cliente, o vencedor sabe muito bem que problemas resolvidos significam mais produtos vendidos, serviços prestados, dinheiro no caixa e lucros crescentes.

    Dificilmente alguém triunfará sem enfrentar algum tipo de dificuldade ou desafio. Os vencedores sabem que "as pipas sobem contra e não a favor do vento". Sabem, também, que colocar as pipas nas alturas, especialmente em dia de pouco vento, pode não ser tão fácil, como pode parecer a um observador menos atento. Que ninguém se iluda, pois uma simples pipa voando alegremente sobre as nossas cabeças, requer técnica, tempo, persistência e, sobretudo, paciência de vencedor.
É exatamente assim que agem os verdadeiros campeões. Diante do desafio eles persistem até vencê-lo, e quando isso ocorre, as recompensas surgem naturalmente. E o que é mais interessante é que quanto maior for o problema, maior será a recompensa.

    Os vencedores sabem que não devem concentrar-se nos problemas, e sim na solução. Eles sabem muito bem que o problema em si, quase nunca é o problema. O problema é como cada um lida com determinada situação. Além disso, os vencedores enxergam que as pessoas focadas e que estão verdadeiramente dispostas a se concentrarem nas oportunidades, e não nos problemas, são as que encontrarão primeiro a chave do sucesso.

 

 

Pense nisso e ótima semana!


Voltar